1º ano Port, Artes, Esp, Inglês, Educ. Física

Abaixo listamos as atividades para consolidar o aprendizado(recuperação) para o primeiro semestre de 2012.

Primeiro ano - 2012

Português-Professora Cristiane
A Professora Cristiane informa que deverão ser finalizadas todas as tarefas distribuídas na sala de aula, considerando que parte da recuperação se dará no dia a dia, na própria sala de aula.

A outra parte da recuperação ocorrerá com a finalização, pelos alunos, de atividades que  deverão ser finalizadas pelos alunos fora da escola.
Estas atividades estão publicadas a seguir neste blog. Estão também disponibilizadas  na área de reprografia da escola para serem adquiridas pelos pais ou responsáveis. Estas atividades foram enviadas, ainda por e.mail para cada pai que informou o seu e.mail quando da reunião com os pais cujos alunos ficaram com notas abaixo de cinco em 4 ou mais disciplinas.

É importatne frisar que estas atividades, finalizadas e entregues a Professora servem como objetos de estudo para  o aluno responder a prova de recuperação que será aplicada no mês de setembro de 2012 em data a ser definida.

A recuperação será finalizada quando o aluno responder a prova de recuperação em data a ser marcada pela Escola e obtiver rendimento suficiente para a recuperação.

   
     1º ano
                        Atividade de Português 

                            RECUPERAÇÃO

Professora: Cristiane Mesquita.

Data: 10/09/2012.


LITERATURA

1) Comente a importância do Quinhentismo para a literatura.
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2) Quando e como ocorreu a literatura barroca no Brasil?
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3) Qual a relação entre Padre Antônio Vieira e Gregório Matos Guerra, no Barroco?
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4) Comente a importância do movimento árcade, em seguida dê o conceito de : carpe diem, fugere urbem, áurea mediocritas e pastoralismos.
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5) Complete a linha do tempo, abaixo, com datas e  um autor para cada movimento.


           


QUINHENTISMO       CLASSICISMO                 BARROCO                     ARCADISMO



GRAMÁTICA


1. Assinale a alternativa errada a respeito da palavra "churrasqueira". 
a) apresenta 13 letras e 10 fonemas 
b) apresenta 3 dígrafos: ch, rr, qu 
c) divisão silábica: chur-ras-quei-ra 
d) é paroxítona e polissílaba 
e) apresenta o tritongo: uei

2. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas?
a) Caderno 
b) Chapéu 
c) Flores 
d) Livro 
e) Disco

3. Assinale a melhor resposta. Em papagaio, temos:
a) um ditongo 
b) um tritongo 
c) um trissílabo 
d) um oxítono 
e) um proparoxítono

4. Assinale a série em que apenas um dos vocábulos não possui dígrafo:
a) folha - ficha - lenha - fecho 
b) lento - bomba - trinco - algum 
c) águia - queijo - quatro - quero 
d) descer - cresço - exceto - exsudar 
e) serra - vosso - arrepio - assinar
5. Assinale a alternativa que inclui palavras da frase abaixo que contêm, respectivamente, um ditongo oral crescente e um hiato. As mágoas de minha mãe, que sofria em silêncio, jamais foram compreendidas por mim e meus irmãos.
a) foram - minha 
b) sofria - jamais 
c) meus - irmãos 
d) mãe - silêncio 
e) mágoas - compreendidas
6. Assinale a seqüência em que todas as palavras estão partidas corretamente.
a) trans-a-tlân-ti-co / fi-el / sub-ro-gar 
b) bis-a-vô / du-e-lo / fo-ga-réu 
c) sub-lin-gual / bis-ne-to / de-ses-pe-rar 
d) des-li-gar / sub-ju-gar / sub-scre-ver 
e) cis-an-di-no / es-pé-cie / a-teu

7. Segundo as normas do vocabulário oficial, a separação silábica está corretamente efetuada em ambos os vocábulos das opções:
a) to-cas-sem, res-pon-dia 
b) mer-ce-ná-ri-o, co-in-ci-di-am 
c) po-e-me-to, pré-dio 
d) ru-i-vo, pe-rí-o-do 
e) do-is, pau-sas

8. Assinale a alternativa que não apresenta todas as palavras separadas corretamente.
a) de-se-nho, po-vo-ou, fan-ta-si-a, mi-lhões 
b) di-á-rio, a-dul-tos, can-tos, pla-ne-ta 
c) per-so-na-gens, po-lí-cia, ma-gia, i-ni-ci-ou 
d) con-se-guir, di-nhei-ro, en-con-trei, ar-gu-men-tou 
e) pais, li-ga-ção, a-pre-sen-ta-do, au-tên-ti-co

9. Dadas as palavras: Sub-ter-râ-neo / su-bes-ti-mar / trans-tor-no, constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas nº 1; 
b) apenas nº 2; 
c) apenas nº 1 e 2; 
d) em todas as palavras 
e) n. d. a.

10. Dadas as palavras: tung-stê-nio / bis-a-vô / du-e-lo, constatamos que a separação silábica está correta:
a) apenas nº 1     b) apenas nº 2    c) apenas nº 3  d) em todas as palavras   e) n. d. a.
11. Nas palavras alma, pinto e porque, temos, respectivamente:
a) 4 fonemas - 5 fonemas - 6 fonemas. 
b) 5 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas. 
c) 4 fonemas - 4 fonemas - 5 fonemas. 
d) 5 fonemas - 4 fonemas - 6 fonemas. 
e) 4 fonemas - 5 fonemas - 5 fonemas.

12. A alternativa que apresenta uma incorreção é:
a) o fonema está diretamente ligado ao som da fala. 
b) as letras são representações gráficas dos fonemas. 
c) a palavra "tosse" possui quatro fonemas. 
d) uma única letra pode representar fonemas diferentes. 
e) a letra "h" sempre representa um fonema.

13. Todas as palavras abaixo possuem um encontro vocálico e um encontro consonantal, exceto:
a) destruir. 
b) magnésio. 
c) adstringente. 
d) pneu. 
e) autóctone.

14. A série em que todas as palavras apresentam dígrafo é:
a) assinar / bocadinho / arredores. 
b) residência / pingue-pongue / dicionário. 
c) digno / decifrar / dissesse. 
d) dizer / holandês / groenlandeses. 
e) futebolísticos / diligentes / comparecimento.

15. Verificamos a presença de um hiato em:
a) entendia. 
b) trabalho. 
c) conjeturou. 
d) mais. 
e) saguão.

16. A alternativa que apresenta certa dificuldade de distinção entre ditongo crescente e hiato é:
a) pai-saúde-mau-juízo. 
b) Saara-preencher-cruel-doer. 
c) faísca-degrau-chapéu-vôo. 
d) piada-miolo-poente-miudeza. 
e) frear-foi-saída-rei.
17. A alternativa que apresenta uma incorreção é:
a) "chapéu" possui um dígrafo e um ditongo decrescente. 
b) "guerreiro" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente. 
c) "mangueira" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente. 
d) "enxagüei" possui dois dígrafos e um tritongo. 
e) "exato" não possui dígrafos e nem encontro vocálico.

18. A alternativa em que as letras sublinhadas nas palavras constituem, respectivamente, dígrafo e encontro consonantal é:
a) exceção / étnico 
b) banho / desça 
c) seguir / nascimento 
d) aquático / psicologia 
e) occipital / represa

19. Observe os encontros vocálicos e os dígrafos e assinale a única afirmativa incorreta:
a) na palavra cãibra ocorre um ditongo nasal decrescente. 
b) na palavra freqüente ocorre um ditongo oral crescente. 
c) na palavra radiouvinte ocorre um tritongo oral. 
d) na palavra pneumonia ocorrem um ditongo decrescente e um hiato. 
e) na palavra zoologia ocorrem dois hiatos.

20. Observe os encontros vocálicos e os dígrafos e assinale a única afirmativa incorreta:
a) a palavra discente tem dígrafo consonantal e um dígrafo vocálico. 
b) a palavra entranhas tem um dígrafo vocálico e um dígrafo consonantal. 
c) a palavra também tem dois dígrafos vocálicos. 
d) a palavra tranqüilo tem um dígrafo vocálico e não apresenta dígrafo consonantal. 
e) a palavra borracha tem dois dígrafos consonantais.

21. O vocábulo cujo número de letras é igual ao número de fonemas está em:
a) sucedida. 
b) habitando. 
c) grandes. 
d) espinhos. 
e) ressoou.

22. A palavra que apresenta ditongo crescente é:
a) acordou.    b) teriam.     c) noites.      d) jamais.      e) quando.

23. Só não existe hiato em:
a) atoleiros.       b) miaram.         c) ruído.        d) defendiam.    e) haviam.
24. Indique a palavra que tem 5 fonemas:
a) ficha. 
b) molhado. 
c) guerra. 
d) fixo. 
e) hulha.

25. Assinale o vocábulo com ditongo nasal decrescente:
a) quando. 
b) zangou. 
c) misteriosos. 
d) vitória. 
e) moravam.

26. A palavra "charuto" apresenta:
a) um dígrafo e seis fonemas. 
b) um dígrafo e sete fonemas. 
c) sete letras e sete fonemas. 
d) sete letras e dois dígrafos. 
e) sete letras e cinco fonemas.

27. Marque o item que apresenta erro na divisão silábica:
a) téc-ni-co 
b) de-ce-pção 
c) ad-jun-to 
d) con-fec-ção 
e) obs-tá-cu-lo

28. Dê dois exemplos de:

a) derivação imprópria:
b) derivação regressiva:
c) derivação sufixal:
d) derivação prefixal:
e) composição por justaposição:
f) composição por aglutinação:

                                                                                       Bom Trabalho!
                                                                                                 Professora Cristiane Mesquita.

















Artes-Professora Alice
A recuperação é realizada ao longo do processo, nas aulas do dia a dia. Não será fornecida  lista de atividades para os alunos resolverem fora da sala de aula. Cada aluno procura os exercícios das aulas ministradas.


Inglês-Professora Ana Meire
A recuperação é realizada ao longo do processo, nas aulas do dia a dia. Não será fornecida  lista de atividades para os alunos resolverem fora da sala de aula. Cada aluno procura os exercícios das aulas ministrada. Existe na área de reprografia exercícios que devem ser respondidos para recuperação.



Espanhol-Professora Maria Elba
A recuperação é realizada ao longo do processo, nas aulas do dia a dia. Não será fornecida  lista de atividades para os alunos resolverem fora da sala de aula. Cada aluno procura os exercícios das aulas ministradas. Para recuperação terceiro bimestre, cada aluno deve  utilizar o livero didático usado na escola e estudar os textos e responder exercícios às páginas 32 e 33.



Educação Física-Prof. Osvaldo
A recuperação é realizada ao longo do processo, nas aulas do dia a dia. Não será fornecida  lista de atividades para os alunos resolverem fora da sala de aula. Cada aluno deve procurar o professor para saber sobre a situação de recuperação e do seu dia a dia.

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